Conheça os 5 comportamentos que jamais um líder poderá adotar!
- Patricia Dias

- 1 de set. de 2023
- 3 min de leitura

Cada dia mais, crescem os desafios das relações interpessoais entre os líderes e liderados nas empresas. A cadeira de uma liderança precisa ser ocupada por um profissional exemplar, ímpar, capaz de inspirar, direcionar, treinar e despertar talentos.
E é por pensar apenas nos resultados e na sua autoimagem, que muitos profissionais que estão na liderança, vem adotando comportamentos inadequados com o seu time, provocando o desengajamento, a desunião, a baixa autoestima, intrigas entre outras coisas.
É possível afirmar que, ao adotar um ou mais desses 5 comportamentos citados abaixo no dia a dia junto ao time, possivelmente os líderes aumentarão os índices de: estresse, burnout, turnover e depressão em seus liderados, além de ter pessoas desempenhando os seus papéis em baixa capacidade, por não se sentirem reconhecidas pelo que fazem ou por falta de clareza do seu desempenho ou por estarem adoecendo por um desses vários motivos que fazem com que ajam cumprindo apenas o protocolo de fazerem o mínimo necessário, o que elevam os desgastes relacionais e prejudicam o bom funcionamento dos setores/empresa.
Abaixo, segue 5 principais comportamentos que um líder não deve adotar e que é preciso reconhecer para promover mudanças comportamentais.
1. FALAR DE MARIA PARA O JOÃO
Quando um líder inicia conversas paralelas usando o nome de outras pessoas para fazer comentários, expressando as suas opiniões e ainda pedindo segredo, dá munições para que ele perca a sua credibilidade. Sem contar que, fatalmente depois que ele falar com a Maria, João saberá de tudo e ainda, correndo um grande risco, de haver más interpretações, somadas a uma pitada de julgamentos sobre o próprio líder.
2. É NECESSÁRIO ESTAR ATUALIZADO
Hoje em dia, a velocidade das informações vem crescendo a cada dia… estudar, buscar aprimoramento, especializações e se manter antenado no mercado que atua, é extremamente importante.
Ao não se manter atualizado, o líder não engajará o time a buscar mais conhecimentos, e ao não se atualizar, pode passar a ideia de que não seja importante o fazer (o exemplo ensina mais!).
Temos um outro fator de relevância nesse quesito: quando um líder não se atualiza e tem pessoas no time que busca pelo crescimento, isso pode provocar competições negativas, perda de autoridade perante o(s) colaborador(es) e até demissões.
3. CHAMAR ATENÇÃO EM PÚBLICO
Infelizmente em pleno século XXI isso ainda é uma postura muito corriqueira em muitas empresas.
Em primeiro lugar, quando um líder expõe, grita ou ofende o seu colaborador na frente de todos, mostra falta de respeito que tem não apenas pela pessoa a que está se dirigindo, mas com todos os demais colegas e pares.
Essa atitude demonstra a falta de inteligência emocional e desperta nos demais insegurança em se posicionar, até mesmo para dar sugestões relevantes para a empresa.
4. PRIVILEGIOS
Não cabe um líder dar privilégios a pessoa A ou a pessoa B, demonstrando preferências pessoais…
É claro que existem colegas e pares com quem nós nos identificamos mais por haver pessoas com maior facilidade em se comunicar, porém na hora de passar informações ou tarefas, todos que estão debaixo do seu guarda-chuva sem exceção, devem-na receber com o mesmo peso e nível de qualidade.
5. NÃO DAR FEEDBACK
Um líder jamais deve fugir de dar e receber feedback.
Dar feedback é fundamental para o crescimento evolutivo do time e todos precisam receber. De forma alguma um líder deve ser avesso a dar feedback, o contrário também, saber
receber sem justificativas entendendo que os pontos colocados servem para a sua evolução profissional.
Enfim, com a atenção necessária nestes 5 comportamentos a fim de evitá-los, o líder conseguirá melhores resultados com o seu time e consequentemente a empresa toda ganhará.






Comentários