Como manter as pessoas engajadas no ambiente trabalho?
- Patricia Dias

- 27 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Nunca ouve em nossa história corporativa, um momento tão desafiador como este da nossa atualidade, manter as pessoas conectadas com o propósito, a cultura e os objetivos da organização, tem sido uma batalha diária, dos empresários e dos líderes.
Cada empresa, enfrenta seus desafios, conforme o seu conhecimento, recursos, tamanho, necessidades ou aquilo que ela julgar como estratégia, para alcançar os resultados, visando provocar cada colaborador, para mantê-los engajados no dia a dia.
Mas a pergunta é: será que os caminhos adotados por cada organização obtêm resultados tangíveis? E estes colaboradores, se mantêm no ranking do crescimento cotidiano e possuem visão clara do que almejam e do que a empresa de fato precisa?
Esse é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, entre tantos outros: o de conseguir chegar no coração de cada profissional, bem como o de entender o que cada colaborador aspira e a partir daí, ter o melhor dele!
Mas não é só isso não, a empresa também precisa mostrar que ela tem um coração que pulsa e que também tem as suas aspirações.
Ao ler esse trecho acima, você deve estar pensando: O que é isso? Visão romântica? Então eu continuo: não! Não é uma visão romântica, é um fato. Fato esse que não pode mais ser desconsiderado. Afinal, nós estamos o tempo todo lidando com pessoas e pessoas tem a suas aspirações, suas metas individuais e seus objetivos.
É pertinente falar, que nem sempre, é bem verdade, que as pessoas têm clareza dos seus próprios objetivos, mas elas estão o tempo todo ansiando por algo. E a empresa é o palco que essas pessoas se utilizam para conquistar os seus sonhos, mas o ponto é: muitos não reconhecem isso!
É claro e evidente que investir em programas de cursos e treinamentos é fundamental para manter as pessoas conectadas, se desenvolvendo profissionalmente e tendo a oportunidade de colocar os seus aprendizados em prática, dentro das estratégias da empresa, para que ambos: empresa e colaborador, possam se beneficiar com os investimentos feitos.
E parafraseando o Isaac Newton, “Se eu vi mais longe, foi porque estava sobre os ombros de gigantes”.
Então, essa é uma das maneiras mais eficazes de se manter a chama das pessoas acesa: saber o que cada pessoa (cliente interno) precisa e do outro lado, ela poderá se apoiar para crescer.
O segredo está na transparência e na clareza da empresa em dizer incansavelmente para onde ela quer ir e em quanto tempo, ouvindo as aspirações dos seus colaboradores. E por sua vez, os colaboradores, de se sentirem seguros e acolhidos, e por entenderem, que é através dessa empresa, que o seu objetivo/propósito será alcançado.
Fez sentido, vale a pena refletir?
Forte Abraço!
Patrícia Dias







Comentários